A Arribaçã Editora comemora neste sábado (6) sete anos de fundação. Criada em Cajazeiras em 2018 pelos poetas e jornalistas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã já publicou cerca de 200 livros de autores e autoras de todo o país, em e-book e no formato impresso. Sua sede fica na rua Felismino Coelho, 49, sala 36, centro de Cajazeiras.
Durante os sete anos de atividades, a Arribaçã publicou livros nos mais diversos gêneros literários, afirma Lenilson Oliveira. “Entre esses livros, publicamos também autores e autoras de Cajazeiras e região. Tanto assim que recentemente sorteamos uma caixa com 16 livros de autores do município”, acrescentou.
Atualmente, a Arribaçã está com os seguintes livros nas gráficas de Cajazeiras: “Floresça sorrisos”, Valnia Véras; “O breve verbo”, Aurífero; “Um poema acontece”, W. J. Solha, e a segunda edição de “Anayde Beiriz: Rememorando a Vida e a História”, de Francisca Vânia.
Estão em processo de edição os seguintes livros: ““Divinas & Malvadas – a subversão no ‘silêncio’ feminino”, de Cátia Moraes; “Merco Sertão: Mercado Comum do Sertão Paraibano: Desafios e potencialidades”, de Alexandre Costa; “Mulheres que resistem nas margens: Arte e gênero na Paraíba”, Madalena Zaccara e Sabrina Melo; “Tratado da última pele”, de Jorge Elias Neto; “Dois rios – Volume Dois”, de Taciana Gama; e “Falar, puxar, repuxar a língua: “Os Doentes” de Augusto dos Anjos em língua alemã”, de Rosilma Diniz.
“Estamos também com novos projetos que deverão ser anunciados em breve”, informa Linaldo Guedes. Segundo ele, a ideia é tornar a Arribaçã cada vez mais presente nas escolas e faculdades da região.
Além da livraria física em Cajazeiras, a Arribaçã vende livros – através do site www.arribacaeditora.com.br – para todo o país e até para o exterior. Recentemente, a editora teve seus livros adquiridos para a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e também para faculdades daquele país.