O livro “Protagonistas femininas sob a autoria de Sara Beirão em Sozinha e Um Divórcio” será lançado no próximo dia 2 de dezembro na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, Portugal. De autoria Aldinida Medeiros e Thalyta Alves Pereira, a obra foi publicada este ano pela editora Arribaçã.
O lançamento será às 17h, horário local, contará com as presenças das autoras e terá apresentação da Doutora Isabel Lousada (CSI.Nova), com moderação da doutora Annabela Rita (FLUL e CEG/UAB). Segundo Aldinida Medeiros, estão previstos mais dois lançamentos da obra em cidades de Portugal no mês de abril do próximo ano.
A obra se debruça sobre os romances Sozinha (1950) e Um Divórcio (1950), da escritora portuguesa Sara Beirão, os quais apresentam personagens femininas protagonistas que rompem com os padrões vigentes da época. Em virtude disso, são analisadas a fim de mostrar a condição da mulher diante dos padrões passados. Aqui, procura-se evidenciar sua trajetória e função na sociedade, principalmente no que tange à família, à educação, ao trabalho e às transformações que foram necessárias para que a sociedade começasse a tratá-la sob um novo olhar.
Aldinida Medeiros é professora Associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba. Professora permanente e orientadora no PPGLI/UEPB da Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Literatura Comparada, pela UFRN, com Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, 2014, e na Universidade de Évora, 2019. É autora de diversos ensaios publicados em coletâneas (livros) e em periódicos científicos. Organizou e publicou livros, dentre os quais “Mulheres no romance histórico contemporâneo português”, em 2019. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos – GIELLus (DGP/CNPq), é Bolsista Produtividade PQ do CNPq.
Thalyta Alves Pereira é mestre em Literatura e Interculturalidade. Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), na linha de pesquisa Literatura, Memória e Estudos Culturais, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus – UEPB/CNPq), cadastrado no DGP/CNPq.