“Nenhum espelho reflete seu rosto”, de Rosângela Vieira Rocha

Por Rogério Salgado

Sempre gostei dos livros da escritora Rosângela Vieira Rocha. São livros escritos de forma bem abrasileiradas, sem influências. Sua literatura me lembra muito outro grande escritor brasileiro: trata-se do saudoso Oswaldo França Júnior, autor de “Jorge, um brasileiro”, clássico da literatura brasileira que inspirou a Rede Globo a escrever o seriado “Carga Pesada”. Recebo “Nenhum espelho reflete seu rosto” (Arribaçã Editora) de sua autoria, o qual li numa sentada no sofá.

Helen é dona de uma joalheria, seguindo os rumos do seu pai. Dr. Jorge Campos, um psiquiatra de uma cidade distante, que atende uma mulher internada em estado grave, vê na joalheira sua última possibilidade de ajuda à paciente. Convida-a a dividir, com ele, sua história vivida com Ivan Hernández, argentino que teve um relacionamento com Helen e com sua paciente, na esperança de que, através da história contada por ela, possa entender mais profundamente o que está acontecendo com sua paciente e ajudá-la a sair de sua vontade de não viver. Escrito em dois tempos: presente, no qual a personagem fala do seu cotidiano, organizando ma exposição de sua joalheria, mostrando sua luta de continuar vivendo e sempre acreditando em si e nas recordações do passado, no qual a personagem envia um total de 23 e-mails para o Dr. Jorge Campos, narrando sua história com Ivan Hernández, um narcisista perverso, sociopata e psicopata, desses que não medem esforços para conseguir seus intentos.

Numa época em que apesar de estarmos no século XXI, ainda vemos pessoas como Ivan, assim como também milhares de feminicídios e atitudes machistas ao extremo, “Nenhum espelho reflete seu rosto” é um livro necessário de se ler, tanto pelos homens e principalmente pelas mulheres, como um alerta. Se Helen é uma personagem forte, muitas nessa Cida real não o são, por isso este se tornou um livro importante e urgente de ser lido.

Rosângela Vieira Rocha é natural de Inhapim (MG). Mudou-se para Brasília em 1968. Jornalista, escritora e professora aposentada, têm diversos livros publicados, entre eles: “Véspera de Lua” (Editora UFMG-1990), “Rio das Pedras” (SEC-202), “Fome de Rosas” (FAC-Nossa Cidade-2009) e “O Indizível sentido do amor” (Editora Patuá, 2018). Participou de diversas antologias.

Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. Criada no segundo semestre de 2018, já tem diversos livros publicados. A editora tem canal no youtube. Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br

Pedidos: arribacaeditora@gmail.com (editora) ou rosavi@uol.com.br (autora).

Texto publicado no jornal Folha do Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Deixe uma resposta