Uma manhã de autógrafos, de boa música, poesia e muitos encontros. Assim foi o lançamento do “Cordel do Encanto Feminino: Coletânea de Cordelistas Nordestinas” neste sábado (3), na sede da Livraria e Editora Arribaçã, localizada na rua Felismino Coelho, 49, Sala 36, centro de Cajazeiras. Foi o primeiro evento realizado nas novas instalações da editora e logo outros serão anunciados.
O evento contou com presença da organizadora da obra, a poeta Porcina Furtado, que também integra a Academia Sousense de Letras, e teve apresentação musical de José Rigonaldo, integrante da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL).
Poetas, escritores e professores prestigiaram o evento, a exemplo de Mariana Moreira, Fátima Sarmento, Naldinho Braga, Rivelino Martins, Agnelly Palitot, Fernando Inácio, entre outros.
Na parte da tarde, o livro foi lançado em Sousa, na Academia Sousense de Letras. No início da noite, o lançamento foi no Centro Cultural Banco do Nordeste, também em Sousa, com participação de poetas da obra e realização de Roda de Conversa e sarau poético.
Confira as imagens dos lançamentos em Cajazeiras e Sousa:
CAJAZEIRAS
SOUSA
O livro “Cordel do Encanto Feminino” reúne 30 cordelistas de todo o Nordeste, com poemas no estilo cordel abordando os mais diversos temas e com homenagem a nomes como Leandro Gomes de Barros, Paulo Freire, Rachel de Queiroz, entre outros. “É um livro que pode, inclusive, ser utilizado em sala de aula como paradidático, tamanha a quantidade de temas abordados com a ludicidade da poesia”, afirmam os editores da obra, Linaldo Guedes e Lenilson Oliveira, da Arribaçã.
A obra ficou entre as mais vendidas do ano passado da editora Arribaçã e já teve lançamento em Pombal e João Pessoa. Após Cajazeiras, o livro será lançado no Centro Cultural Banco do Nordeste e na Academia Sousense de Letras, em Sousa, e na cidade de Crato, no Ceará.
SOBRE A ORGANIZADORA
Porcina Furtado é natural de Sousa e atualmente reside em João Pessoa. Poeta, atriz, produtora cultural, professora, graduada em Letras pela UFPB, especialista em Gestão Escolar pelo IFRN. Porcina começou a escrever poesia ainda criança, por influência do avô que cantava cordéis para as crianças nas noites sem luz elétrica.
Tem dois livros em e-book publicados em https://porcinafurtado.wordpress.com, e um na coletânea de Poesia “Rimas do Sertão” com autores sertanejos.
Seu primeiro livro de poemas impresso é “Ilha Perdida”, publicado pela Arribaçã Editora em 2021.