“Na realidade, não é um livro e sim uma enciclopédia”

Por Sérgio Rolim

Acabo de ler de um só fôlego seu mais recente livro “Portal da Memória – Um passeio pelo passado de Cajazeiras”. Na realidade não é um livro e sim, uma enciclopédia. Você escreve com profusão de detalhes sobre a origem da cidade, dos companheiros de infância, das brincadeiras, das professoras, autoridades, ruas, praças, dos marcos e monumentos importantes da cidade, do jornalismo, da radiofonia etc., etc. e também das pessoas e autoridades que marcaram época na cidade, principalmente a partir dos anos 1920.

Sobre “Uma Linda História de Amor”, a história de Nardir e Theresa, não resta dúvida que é uma história comovente semelhante ao clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare, porém com um final muito feliz.

No seu livro encontrei alguns amigos incluindo Paulo José de Souto, colega do Colégio Marista Pio X e também da minha turma de engenharia e Agildo de Lima Machado, outro colega do Pio X, ambos ex-funcionários do Banco do Brasil em Cajazeiras e casados com duas irmãs cajazeirenses de sobrenome Rolim. No capítulo “Brincando com as Palavras”, poderia escrever outro livro sobre um linguajar paraibano nos moldes do conhecido livro de Mário Souto Maior “Dicionário do Palavrão e termos afins”, tal a quantidade de termos que você conhece.

No capítulo “Figurinhas” mostra o grande colecionador que você é. No meu caso me dediquei mais à numismática desde os oito anos de idade incentivado por Coriolano de Medeiros.

Não conhecia muito sobre o professor Antônio de Souza Sobrinho, cuja biografia está excelente, juntamente com os colegas de seminário que posteriormente se tornaram reitores como Berilo Borba e José Jackson de Carvalho, além de figuras amigas e populares da cidade de Cajazeiras.
Seu livro é desde já, a maior fonte de informação e um trabalho de grande impacto sobre a cidade de Cajazeiras, principalmente para a Paraíba e que deve ser considerado como um documento deveras importante para o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP).

(Carta de Sérgio Rolim para o professor e escritor Francelino Soares sobre o livro “Portal da Memória – Um passeio pelo passado de Cajazeiras” (Arribaçã, 2020), datada de 25 de junho de 2020)

Deixe uma resposta