Rosângela Vieira Rocha lança “Nenhum espelho reflete seu rosto” no dia 11, em João Pessoa

A história é fundamentalmente de ficção, mas denuncia também a existência cada vez mais visível de um transtorno de personalidade denominado narcisismo perverso, que vem minando as relações afetivas e causando muito sofrimento. Assim é “Nenhum espelho reflete seu rosto”, quinto romance de Rosângela Vieira Rocha, cujo lançamento nacional será no próximo dia 11 de junho, na Budega Arte Café, em João Pessoa, às 19h. A obra tem selo da Arribaçã Editora.

No dia 13 (quinta-feira), o lançamento será em Campina Grande, às 19h, no campus da UFCG, na sala 15 CH, às 19h.

Helen, a personagem principal, que narra a história, é dona de uma joalheria. O enredo se revela através de um engenhoso recurso: um psiquiatra de uma cidade distante, que atende uma mulher internada em estado grave, vê na joalheira sua última possibilidade de ajuda àpaciente que não responde ao tratamento. Convida-a para dividir, com ele, sua história vivida com Ivan, na expectativa de que, através dos detalhes, possa acessar sua paciente e retirá-la de seu torpor. É nas mensagens que envia a ele que Helen reviverá sua relação com Ivan e seu turbilhão de sentimentos e emoções.

Junia de Vilhena, psicanalista e professora da PUC/RJ, autora do consistente prefácio da obra, assim o encerra: “O interesse de Freud por literatura e pela arte em geral revela a riqueza das interseções com as descobertas sobre o inconsciente. O texto de Rosângela Vieira Rocha busca uma outra aproximação. É através da teoria psicanalítica que a personagem Helen vai procurar um sentido para o que viveu, numa tentativa de elaboração de suas angústias, criando, dessa maneira, uma outra narrativa para o que lhe parece incompreensível”.

Linaldo Guedes, editor do livro, complementa: “Através de e-mails, o leitor vai tomando conhecimento do jogo de sedução de Ivan, iniciado virtualmente, das expectativas criadas por Helen e do desenlace que só não chega a ser trágico porque o enredo acaba tomando outro rumo, condizente com a mulher forte que é Helen. Há dados reais no livro que mostram o quanto o narcisismo, mais comum em homens do que mulheres, está de certa maneira aliado ao machismo. No seu estilo, que vai do presente ao passado em razão de segundos, sem que o leitor perceba, como já tinha feito em “O indizível sentido do amor”, Rosângela se firma definitivamente como uma das autoras mais representativas da literatura contemporânea no Brasil”.

Editado pela Arribaçã Editora, a obra tem prefácio de Júnia de Vilhena, orelhas de Linaldo Guedes, revisão de Viviana Rezende, arte de capa de Luiz Prates e diagramação de Fábio Oliveira.

Rosângela Vieira Rocha nasceu em Inhapim, MG, e mudou-se para Brasília em 1968. Jornalista, escritora e professora aposentada do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, é advogada e Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP. Tem treze livros publicados, para adultos e crianças. “Véspera de Lua”, Editora da UFMG, (romance), 1990, ganhador do Prêmio Nacional de Literatura Editora UFMG – 1988; “Rio das Pedras”, Secretaria de Estado de Cultura, 2002, novela vencedora da Bolsa Brasília de Produção Literária 2001, Menção Especial no Prêmio Graciliano Ramos, da União Brasileira de Escritores, além de ter sido classificada entre os dez finalistas da 4ª. Bienal Nestlé de Literatura Brasileira; “Pupilas Ovais”, (contos), LGE Editora, 2005, selecionado para obter o apoio do FAC/DF; “A festa de Tati” (infantil), Franco Editora, 2008; “Fome de Rosas” (romance), 2009, FAC/Nossa Cidade, “Dias de Santos” e “Heróis” (infantil), Editora Prumo, 2009, “Três contra um” (infantil), Franco Editora, 2011, “Nem tudo foi carnaval”, (juvenil), Editora RHJ, 2012; “Janaína, a bailarina” (infantil), Franco Editora, 2012; “O macaco Felício” (infantil), Editora Cortez, 2014; e “O vestido da condessa” (infantil), Franco Editora, 2014, “O indizível sentido do amor” (romance), 2017, Editora Patuá. Participou de diversas antologias lançadas nacionalmente e seu nome é verbete em dicionários de escritores e escritoras. Contatos: rosavi@uol.com.br.

Deixe uma resposta