Uma coletânea histórica

Manifestação da cultura popular, a Literatura de Cordel nasceu no Nordeste. É composta por poemas escritos em linguagem popular, ricos em rimas e na perfeição métrica dos seus versos. No início, os poemas de cordel eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes. Hoje a literatura de cordel já invadiu também o mundo virtual, com muitos autores e autoras propagando seus poemas em redes sociais e canais do youtube, mantendo viva uma tradição que resgata o melhor da arte popular nordestina.

Um fato, no entanto, manchava essa tradição tão bonita. A pouca presença, ou quase ausência, de poetas mulheres disseminando a literatura de cordel. Não porque elas quisessem, claro. Algumas até escreviam, mas assinavam com pseudônimos masculinos. Uma forma de driblar o preconceito e o machismo arraigado nessa arte.

Neste sentido, a Arribaçã tem orgulho de apresentar este livro para os leitores e admiradores da literatura de cordel. A obra “Cordel do Encanto Feminino – Coletânea de cordelistas nordestinas”, tão bem organizada por Porcina Furtado, é uma forma de mostrar a força da mulher nessa arte, que é a cara do Nordeste. O fato de ter sido lançada através de edital, torna a coletânea mais democrática possível, inserindo autoras das mais diversas regiões nordestinas.

É, sobretudo, uma coletânea histórica, talvez a primeira do gênero no Brasil lançada por uma editora. Reúne 30 cordelistas, com um cordel completo de cada uma das autoras. São 11 autoras da Paraíba, 2 de Alagoas, 1 de Pernambuco, 1 do Rio Grande do Norte e 15 do Ceará.

Nos cordéis publicados, estão os mais diversos temas. Há homenagens a nomes como Leandro Gomes de Barros, Manoel de Barros, Paulo Freire, Rachel de Queiroz, Anayde Beiriz e Nísia Floresta. Há, ainda, cordéis destacando cidades do interior nordestino. Também há cordéis refletindo sobre a mulher, sobre a natureza, sobre as belezas do sertão, enfim.

O outro nome dessa coletânea bem que poderia ser diversidade, tamanha a gama de temas diferentes abordados em suas páginas. Uma coletânea histórica que vai encantar os admiradores dessa arte e servir de referência para estudos sobre o cordel. Que venham outras coletâneas! Como diz Porcina Furtado na apresentação da obra, o cordel é delas!

 

Linaldo Guedes

Lenilson Oliveira

Editores

Em meio tom – 7

___________________

 

O livro “Cordel do Encanto Feminino – Coletânea de cordelistas nordestinas”, organizado por Porcina Furtado, pode ser adquirido AQUI

Deixe uma resposta