Livro de Cássia Fernandes, da Arribaçã, vence Prêmio Nacional Cruz e Sousa de Literatura

Mais um livro da Arribaçã ganhou um prêmio nacional. “Histórias encantadas entre cordilheiras de areia”, de Cássia Fernandes, foi a obra vencedora na categoria Romance do tradicional Prêmio Cruz e Sousa de Literatura 2025, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Comissão Catarinense do Livro (COCALI).

Nesta edição, foram premiados autores de livros dos gêneros literários poesia e romance, inéditos e em língua portuguesa, com primeira edição publicada no Brasil entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024.

O Prêmio contou com categorias voltadas a escritores catarinenses e também a autores de outros estados do país. Para todas as categorias foram selecionados os dois autores dos livros classificados em primeiro e segundo lugar, que receberão, respectivamente, premiações nos valores de R$ 20 mil e R$ 15 mil brutos.

“Histórias encantadas entre cordilheiras de areia” conta a história de Amapola e Varsóvia, duas jovens de 25 anos, sem saber como e por que, acordam, pouco antes da Grande Gripe da Coroa de Espinhos, peladas em uma praia de Anhangás, antiga vila de pescadores que se tornou destino turístico. Inspirado na Vila de Jericoacoara, Ceará, o livro apresenta um mundo absurdo, onde nem tudo o que parece, é.  A obra tem capa de Leonardo Guedes e projeto gráfico de Luis Carlos Kehrle.

Cássia Fernandes é jornalista, escritora e professora de Português. “Histórias encantadas entre cordilheiras de areia”, publicado em 2023 pela Arribaçã, é seu segundo romance. Publicou antes o romance “Cartas que não te escrevi”  (2000), o livro de poemas “Almofariz do tempo” (2016) e o audiolivro e e-book “Abracadabras: crio enquanto falo” (2017).Nascida em Pontalina (GO), publica crônicas no jornal “O Popular” (GO).

Deixe uma resposta