![]()
Já estão abertas as inscrições para o III Concurso de Poesia Arribaçã. E tem novidade no Concurso de Poesia da Arribaçã para 2026. Desta vez, o vencedor ou vencedora, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além da publicação do livro impresso e em formato e-book. As inscrições vão até 15 de abril. O edital já pode ser acessado no site da editora, na aba Concurso de Poesia Arribaçã: https://www.arribacaeditora.com.br/iii-concurso-literario-arribaca-editora-poesia/
Na primeira edição, o livro premiado foi “Madalenas desarrependidas”, de Angela Zanirato (Paraguaçu Paulista-SP). Em 2024, o livro vencedor foi “Fraturas expostas: fissuras”, de Egberto Vital (Esperança-PB). Este ano, apenas o primeiro lugar será premiado.
O concurso tem o objetivo de promover e estimular a literatura contemporânea feita no Brasil, premiando o vencedor ou vencedora com a publicação de um livro impresso e em e-book, além do prêmio em dinheiro.
Podem realizar a inscrição autores/autoras brasileiros (as) maiores de 18 anos residentes em qualquer região do país, não sendo permitida inscrições de quem não resida no Brasil. É vetada a participação de membros da Arribaçã Editora, de seus colaborares e de membros da comissão julgadora. A inscrição será feita exclusivamente pelo email: concursoarribaca@gmail.com
O vencedor ou vencedora do III Concurso Literário Arribaçã Editora – Poesia terá a publicação de um livro impresso com até 120 páginas. Só o vencedor ou vencedora terá o livro impresso publicado, e este terá o livro publicado também em e-book. O livro impresso terá tiragem de 100 exemplares, sendo 60 para o autor ou autora e 40 para a Arribaçã Editora.
Os textos inscritos serão avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro e/ou por especialistas em literatura. A comissão, que será definida pela Arribaçã, é soberana e não caberá recurso de suas decisões. A comissão avaliará critérios como originalidade, linguagem, imagética, ritmo, entre outros. A comissão não terá acesso ao nome original dos autores e autoras concorrentes durante o período de avaliação. Os membros da comissão receberão os livros apenas com o conteúdo e com os pseudônimos dos concorrentes.
Sediada em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, a Arribaçã comemorou em setembro de 2025 sete anos de atividades. Tem em seu catálogo cerca de 200 livros publicados, em todos os gêneros literários, além de livros acadêmicos, biografias, história e infantil. A editora faz livros impressos e em e-books e tem uma livraria física em Cajazeiras, onde fica sua sede.