Obra referência na Paraíba – Por Linaldo Guedes

“Mulheres que resistem nas margens: Arte e gênero na Paraíba” (Arribaçã Editora, 2025) é uma obra que deve virar referência no campo das artes plásticas no estado.

A obra, organizada por Sabrina Melo e Madalena Zaccara, faz um mapeamento dos nomes femininos que surgiram na pintura na Paraíba ao longo dos tempos.

Como diz Patrícia Fogelman, “Mujeres inves gadoras escribiendo y publicando un libro sobre mujeres ar stas… (cerré los ojos recordé Queridas Viejas, aquella impactante conferencia performa va en la que María Gimeno incluyó a algunas de las muchas  mujeres ar stas omi das por E. H. Gombrich en su famoso manual La Historia del Arte).”

Roseli Garcia ressalta que trabalhar com a história da arte e lançar luz sobre o papel das mulheres no cenário artístico da Paraíba, revelando tanto aquelas que foram esquecidas e as que ainda serão descobertas, significa abrir caminhos para a ampliação do conhecimento e para a construção da memória das Artes Visuais no estado.

Madalena Zaccara, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestrado (DEA) em História e Civilizações na Université Toulouse II, Toulouse, França e doutorado em História da Arte também pela Université Toulouse II Toulouse, França, como bolsista CAPES.

Sabrina Fernandes Melo é historiadora e Museóloga. Professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e no Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFPB/UFPE. Pós Doutora em História. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) com pesquisa realizada na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal (2017).

Deixe uma resposta