Rosângela Vieira Rocha lança “O coração pensa constantemente” dia 25 de novembro

O novo romance de Rosângela Vieira Rocha – “O coração pensa constantemente” – já tem data de lançamento definida. Será no próximo dia 25 de novembro, às 18 horas, no Instagram da Arribaçã Editora, responsável pela edição da obra. A live de lançamento contará com as presenças das escritoras Maria Valéria Rezende e Ana Elisa Ribeiro. O acesso pode ser feito em @arribacaeditora.

Depois de falar sobre o narcisismo perverso de alguns homens e suas relações abusivas com mulheres, em “Nenhum espelho reflete seu rosto”, Rosângela chega com um novo romance onde muda completamente o foco. “O Coração pensa constantemente” fala de sororidade entre irmãs. Com os afetos e desafetos que possam existir nessa relação, de forma lírica, nostálgica, mas também crua, quando o enredo pede, verdadeira.

“Podemos considerar este texto da Rosângela marcadamente feminino. Não por ser como uma longa carta de uma mulher para outra, mas pelo ponto de vista de onde a autora descortina seu mundo com maçãs vermelhas e outros detalhes assim significativos que ela vai nos deixando perceber”, afirma Maria José Silveira no prefácio da obra, que tem capa e programação visual de Luiz Prates e edição da Arribaçã Editora.

Sobre as convidadas do Lançamento:

Ana Elisa Ribeiro é doutora em Línguística Aplicada e mestre em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Publicou “Poesinha” (1997), “Perversa (2002), Anzol de pescar infernos (2013), além de minicontos e poemas em revistas e jornais no Brasil e em Portugal. É uma das finalistas do 62ª do Prêmio Jabuti, na categoria Poesia, com o livro “Dicionário de Imprecisões”.

Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, na cidade de Santos (SP), onde viveu até aos 18 anos. Desde 1976 que vive na Paraíba, tendo já recebido o título de cidadã paraibana. Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia, dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular. Ganhou um Jabuti em 2009, Categoria Infantil, com a obra “No risco do caracol” (Ed. Autêntica, 2008) e, em 2013, na Categoria Juvenil, outro Jabuti com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Ed. Autêntica, 2012). Os Jabutis para Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção chegaram em 2015, pelo seu romance “Quarenta Dias” (Ed. Alfaguara, 2014). O romance “Outros Cantos” (Ed. Alfaguara, 2016) valeram-lhe o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2017), o Prêmio São Paulo de Literatura e o terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2017. Este ano está indicada novamente à finalíssima do Jabuti com o romance “Carta à rainha louca”.

 Sobre a autora

Rosângela Vieira Rocha nasceu em Inhapim, MG, e mora Brasília. “O coração pensa” constantemente é seu sexto romance e 14º livro. Tem sete obras para adultos e sete infantojuvenis. Recebeu vários prêmios literários, entre os quais se destacam, o Prêmio Nacional de Literatura Editora UFMG – 1988, com o romance “Véspera de lua”, e a Bolsa Brasília de Produção Literária 2001, com a novela “Rio das Pedras”. Participou de diversas coletâneas de contos, entre as quais “Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”.

Além de escritora é jornalista, Mestre em Comunicação Social e advogada. Aposentou-se como professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. É colunista da revista literária digital “Germina”. É militante do Movimento Nacional Mulherio das Letras desde a sua criação, em 2017. Participou de várias comissões julgadoras de concursos literários. Em 2019 lançou, pela Arribaçã Editora, “Nenhum espelho reflete seu rosto”.

Deixe uma resposta