Biliu, de Campina para o mundo

Na poesia de João Cabral de Melo Neto, Severino é um nome que representa, de certo modo, uma sina: a do retirante nordestino que luta para sobreviver na seca. Na música brasileira, Severino pode representar, também, outra sina: a do talento que, à despeito das intempéries da vida, vinga e faz sucesso até mesmo no exterior. Um exemplo a ser citado é o de Severino Dias de Oliveira, popularmente conhecido como Sivuca, compositor, paraibano de Itabaiana, que fez de sua sanfona um instrumento em prol da música de qualidade. Outro exemplo é Severino Xavier de Souza, nosso Biliu de Campina, hoje uma grande referência na música popular brasileira.

Biliu de Campina é o tema desse livro tão bem escrito por Noaldo Ribeiro. O autor compilou causos onde o personagem-tema desse livro é protagonista, mostrando uma outra característica tão comum ao nordestino presente na personalidade de Biliu de Campina: a verve, a espiritualidade. No caso de Biliu, acrescido de sua fama de “popeiro”, aquele que não leva desaforo para casa, uma espécie de Seu Lunga com mais humor.

O leitor vai se deliciar com as histórias narradas por Noaldo Ribeiro neste livro. Histórias de traquinagens que já começam no esboço do currículo vitae de Biliu de Campina, passando por suas lições de Forrologia, da estadia na Ilha de Manhattan, do adolesempre e até de uma ode ao defunto.

Entre um causo e outro o leitor poderá acompanhar a trajetória do artista, desde quando ainda pensava em ser advogado. Suas relações musicais com nomes como Zeca Baleiro, Chico César e Jackson do Pandeiro, entre outros. Sua Forrobodologia, sua criatividade na hora de compor, a acolhida entre as novas gerações, o sucesso além da Paraíba e do Brasil.

As “Traquinagens liberadas de Biliu de Campina” foi uma forma que Noaldo Ribeiro encontrou para homenagear esse grande artista, hoje universal. Se o Severino da poética cabralina era de Maria, o Severino da Forrobodologia é de Campina. Mas não só de campina. Hoje é um artista universal que leva a música nordestina para o mundo!

 

Linaldo Guedes

Editor

_______________________

 

O livro “Traquinagens liberadas de Biliu de Campina”, de Noaldo Ribeiro, pode adquirido AQUI

Deixe uma resposta