Conceição De Maria da Silva Machado

Conceição De Maria da Silva Machado, nome civil da poeta nsema dya nzuulu, nascida em 27 de março de 1964, em Juazeiro da Bahia, entre as ilhas de Culpe o Vento, Rodeadouro, Ilha do Fogo e Maçangano. Filha de uma piauiense, Maria Ester Vieira da Silva e de um sergipano, Augusto Francisco Machado. Até os 12 anos de idade foi “retirante” junto com sua mãe e irmãos, pois seu pai abandonara a família em 1974. Considera-se culturalmente “Pernambaiana”, Catingueira e Sertaneja do pé rachado.

Morou em várias cidades da Bahia e Pernambuco. Iniciou-se no Candomblé de Nação Angola, como Monankisiani, em Salvador, no Nzo Tanurí Junsara, no Engenho Velho da Federação, para a Divindade Feminina Mam’eetu Kayango em 1999.

Sempre compreendeu a poesia como sendo necessidade em si de ser e se expandir, cura, brincadeira, voo, ponto de partida, porto de chegada. Tornou-se mãe de Antônio Henrique Oliveira França Júnior, em 1993. Migrou para São Paulo em 2001, atuando na educação social até 2013. Em 2015 ingressou no curso de Serviço Social e descobriu nessa profissão sua vocação mais profunda, aquilo que entende como “o chamado”.

Atualmente atua como assistente social no ABC paulista, faz pós-graduação em saúde coletiva. Quando lhe perguntam quem é, responde que é filha do Vento e do Fogo.

“Vermelho como o vento” (Arribaçã Editora, 2022) é seu primeiro livro.

Contatos com a autora: ventonamontanha@gmail.com

 

Teresa Salena – amiga de infância da autora

Juazeiro da Bahia, Brasil.

Deixe uma resposta