APRESENTAÇÃO DE SOLEDADE

Violeira, repentista, cordelista e ativista feminista. Maria Soledade Leite não se intimidou com os desafios que a sociedade machista colocava à sua frente. Ela transpôs todos e se firmou como uma liderança feminina respeitada e aclamada por toda a Paraíba. Após o assassinato de sua companheira de luta, Margarida Maria Alves, liderança camponesa, assassinada em 1983 por latifundiários do chamado Grupo da Várzea, Soledade deu continuidade a causa das mulheres trabalhadoras rurais, e fundou o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural da Paraíba (MMT), que existe até os dias atuais.

Engajada no movimento sindical dos trabalhadores rurais, Soledade também faz parte do movimento cultural, com sua viola e os cordéis, que foram lançados ao longo de sua trajetória enquanto cantadora nas feiras e eventos por onde andou, pela Paraíba e Brasil. Sua trajetória foi contada no documentário “Lá vem as repentistas”, produzido pela Cirandeiraspodcast, lançado em 2022.

Agora, a editora Arribaçã, através do selo Anayde Beiriz, relança os principais cordéis, escritos por Maria Soledade Leite, em uma edição especial, “Soledade: uma antologia”. É a oportunidade para a nova geração conhecer a escrita militante de Soledade, mas que também traz histórias de amor, como o cordel “Dois corações num segredo – segredo de amor”, que conta a história entre dois jovens que se apaixonam após participarem de um evento em João Pessoa.

“Por que Lula na prisão?”, “Perigos da adolescência”, “A namorada de Jackson” e “Milagre de Santo Antônio”, são os outros cordéis que estão incluídos nesta Antologia.

Sem dúvidas, podemos dizer que Soledade Leite é uma referência para o movimento de mulheres trabalhadoras rurais e para o movimento cultural paraibano e que agora tem a oportunidade de apresentar a sua atuação como cordelista, através de voos mais altos por meio da Arribaçã e com a marca do selo Anayde.

 

Mabel Dias

Curadora da Coleção Anayde Beiriz

__________________________

 

O livro “Soledade: Uma antologia”, de Maria da Soledade, pode ser adquirido clicando AQUI

Deixe uma resposta