Nadja Claudino realiza palestra sobre Maria Bonita em Sousa

A historiadora e escritora Nadja Claudino proferiu palestra nesta sexta-feira (29) na Escola Cidadã Integral Chiquinho Cartaxo, em Sousa, sertão da Paraíba. Nadja falou sobre a construção do livro “Maria Bonita: entre o punhal e o afeto”, de sua autoria, publicado pela Arribaçã, em 2020 e já esgotado no acervo da editora. O evento foi uma promoção do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil, de Sousa.

Fruto de sua dissertação de mestrado em História na UFPB, o livro de Nadja Claudino intenciona trazer novas luzes sobre história de Maria Bonita, personagem que até hoje intriga historiadores, pesquisadores, jornalistas e o público em geral. Dividida em quatro capítulos, a obra fala dos discursos, histórias e movimentos em torno do cangaço, narrativas sobre Maria Bonita e o desenlace trágico com o massacre de Angicos.

Nadja Claudino é mestra em História e Regionalidades pelo PPGH/UFPB, onde defendeu a dissertação “As escritas de uma vida: discursos sobre a cangaceira Maria Bonita (1930/1938)”. Desde 2018, é professora efetiva na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, atuando na E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho, na cidade de Cajazeiras. É membro-fundadora da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), onde ocupa a cadeira 19, cujo patrono é o  Padre Heliodoro de Sousa Pires.

Confira algumas fotos do evento:

 

Deixe uma resposta