“Nordeste nunca houve” será lançado nesta quarta-feira na Livraria A União, em João Pessoa

O livro do pesquisador campinense Johniere Alves Ribeiro, “Nordeste nunca houve”, que analisa a região com base na obra literária ficcional dos romances nacionais contemporâneos, será lançado, nesta quarta-feira (13), às 19h, na Livraria A União, em João Pessoa. A publicação da Arribaçã Editora é resultado da tese de doutorado do autor em Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre os estereótipos criados na literatura em torno do Nordeste.

Segundo o professor Luciano Justino, a pesquisa investiga o modo como a literatura contemporânea encena o Nordeste, observando como ela responde, articula seu presente, tanto na parte histórica quanto no imaginário construído ao longo de pelo menos 100 anos.

O editor da obra, Linaldo Guedes, da Editora Arribaçã, escreve na orelha do livro que a tese de Johniere Alves “surgiu de um incômodo sobre como é forjada a concepção homogeneizante de nove estados brasileiros como sendo um refúgio do atrasado, do saudosismo e do árido”. Para negar os estereótipos da fome e da seca, o autor analisa os romances nacionais contemporâneos: Angústia (1936) e São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos; e Galiléia (2008), de Ronaldo Correia de Brito. “É um livro para refletir, sobretudo, sobre as imagens que os próprios nordestinos criam em torno de suas tradições”, afirma Guedes.

Johniere Alves Ribeiro é doutor e mestre em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB), graduado em Licenciatura Plena em Letras (UFCG). É poeta, ensaista, resenhista, professor de literatura brasileira contemporânea. Foi ganhador do 1º Concurso de Poesia e Contos do SESC/Campina Grande, categoria poema. É autor dos livros de poemas “Páginas para versos”, “Fogueira de espelhos ou A alquimia do cais”. Tem poemas publicados em livros e antologias coletivas de poesia, como também em revistas e suplementos literários.

Quem fará a apresentação da obra no lançamento será o escritor paraibano Lau Siqueira. Lau nasceu no Rio Grande do Sul, mas reside na Paraíba desde 1985. Publicou dez livros de poemas e participou de diversas antologias. A última, Tudo é sempre despedida – 50 poetas brasileiros contemporâneos, organizada por Mbate Pedro e publicada em Moçambique (2022), é uma edição comemorativa dos 200 anos da independência do Brasil.

 

Serviço:

Lançamento: Livro Nordeste nunca houve, de Johniere Alves Ribeiro

Data: Quarta-feira (13)

Horário: 19h

Local: Livraria A União – térreo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo. R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB,

Preço do livro: R$ 60

Deixe uma resposta