Organizadores de “Espaços naturais e culturas locais na Amazônia: Possibilidades alternativas à Amazônia”

THIAGO ALMEIDA VIEIRA

Possui Pós-Doutorado pelo Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) da Universidade do Algarve (UAlg); Doutorado em Ciências Agrárias, Mestrado em Ciências Florestais, Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia. É professor Associado I da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua como docente nos cursos de Bacharelados em Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Agrárias. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente, Qualidade de Vida (PPGSAQ/Ufopa) e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa). Exerceu o cargo de Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, no período de abril de 2014 a abril de 2018. Desenvolve trabalhos na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, Gênero, Recursos Florestais e Qualidade de Vida.

ROBERTH RODRIGUES FERREIRA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) 2018. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)2016 e 2014. Desenvolve trabalhos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero de vida, conceitos geográficos, território, sustentabilidade, populações tradicionais, pescadores, conflito de pesca, acordo de pesca, gestão da pesca e manejo comunitário de lagos. É membro do Grupo de Pesquisa Socioantropologia da Pesca no Baixo Amazonas, formalmente vinculado ao CNPq dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2553059631033216. Atualmente é Professor de Geografia – SESI – Departamento Regional do Pará.

 

HELIONORA DA SILVA ALVES

Possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Agricultura Tropical, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Foi bolsista pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD (2007 a 2009), no qual parte do doutoramento foi cursado na Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu no Departamento de Horticultura. Professora Associado I na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Biodiversidade e Florestas, Campus Santarém, onde atua como docente nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias, Zootecnia e Biotecnologia. Professora permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida – UFOPA. Foi bolsista do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD AM (2020), para realização do Pós-doutoramento no Programa de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Brasil. Exerceu o cargo de Diretora de Extensão da UFOPA, no período de junho de 2014 a abril de 2018. Desenvolve trabalhos na área de Agroecologia, Sistemas Agrícolas Tropicais, Sociedade e Natureza, Etnoconhecimento, Horticultura e Floricultura e Paisagismo.

 

RUBENS ELIAS DA SILVA

Pós-Doutor em Ciências das Religiões pela Université du Québec à Montréal (UQaM). Doutor em Sociologia pelo PPG em Sociologia da UFPB. Atualmente é Professor Associado I do Centro de Formação Interdisciplinar da Ufopa. Tem experiência na área de Teoria Sociológica e Metodologia da Pesquisa em contextos de sociedades do campo. É especialista em sociedades ribeirinhas, com ênfase à populações costeiras e de águas interiores, culturas e práticas sociais. Estuda, também, populações tradicionais na Amazônia, com ênfase em sociabilidades, práticas culturais e relações com o espaço natural: conflitos socioambientais, acordos e gestão dos recursos pesqueiros na Amazônia. Narrativas visuais, memória social e oralidade no discurso antropológico. É líder do Grupo de Pesquisa Socioantropologia da Pesca no Baixo Amazonas, formalmente vinculado ao CNPq. Atualmente é Professor do quadro permanente no Mestrado em Ciências da Sociedade (abordagem interdisciplinar) e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Deixe uma resposta